domingo, 28 de julho de 2013

Antologias

ATIVIDADE
PRODUÇÃO DE ANTOLOGIAS

Esse Trabalho tem como principal objetivo o desenvolvimento da competência leitora do aluno. Mais que nomear as escolas literárias, identificar suas características e agrupar os autores, o jovem deve ter o contato mais íntimo com a obra escrita e dela extrair a seiva (elemento vital) que conduz à capacidade de apreciar e compreender o texto literário.

Há muita maneira de fazer-se uma antologia e não se sabe qual seja a melhor. Pode-se usar um critério estético, ou didático, ou outros, conforme o objetivo que se tenha em vista. Para o leitor, a melhor antologia é a que ele mesmo organiza, ao eleger, na obra completa de um escritor, aquilo que mais lhe agrada, embora, com o passar do tempo, se possa ver como o gosto pessoal varia, e o que nos agrada numa época há não nos agrada igualmente noutra, tão volúveis somos em nossas preferências e tão diferentes são as perspectivas, no caminho da nossa evolução.” (Cecília Meireles)


O que é uma antologia?

Definições:
Antologia (ανθολογία ou "coleção de flores", em grego), é uma coleção de trabalhos literários (ou musicais) agrupados por temática, autoria ou período. A palavra vem do nome da mais antiga antologia que se tem conhecimento, organizada pelo poeta grego Meléagro.
Antologia é usada para categorizar coleções de obras curtas, tais como histórias curtas e romances curtos, em geral agrupados em um único volume para publicação. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Antologia)

Antologia
(an.to.lo.gi:a)sf.
1. Coleção de textos (em prosa ou em verso) selecionados de forma que melhor representem a obra de um autor, ou um tema comum a vários autores, ou uma época etc.; COLETÂNEA; SELETA
2. P.ext. Coleção semelhante de músicas, ou de filmes etc.
3. Bot. Estudo das flores.
4. Bot. Coleção de flores; FLORILÉGIO
[F.: Do gr. anthología, as, 'ação de colher flores'; 'coleção de trechos literários' Hom./Par.: antologia(s) (sf.[pl.]), antologia(s) (fl. de antologiar).]


PROJETO
Antologia de poesia do século XIX
"A poesia não é só uma questão de estilo. A descrição profunda de experiências acrescenta elementos emocionais e biográficos ao conhecimento cognitivo que já possuímos de nossas lembranças". (Prof. David -- Universidade de Liverpool, Londres)

Justificativa: A poesia do século XIX, além da beleza literária, está imbuída dos sentimentos de uma época. A leitura desse gênero tende a despertar nos jovens o gosto pela leitura de fruição, tornando-se uma importante estratégia para a formação do leitor proficiente. Desenvolve, também, um amplo conhecimento do contexto em que foram escritas e, consequentemente, remete à reflexão aos dias atuais, comparando como era a literatura em determinada época e como ela influenciou e influencia as produções atuais.
Objetivos: Despertar o gosto pela leitura de fruição; desenvolver a competência leitora através da leitura de poesias; reconhecer características da poesia do século XIX; identificar contexto de produção de obra literária; Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto social da época.

Público alvo: alunos da 2ª série do Ensino Médio – Turmas A e B.

Duração: 1 bimestre.

Conteúdos e temas: Romantismo (contexto histórico); Romantismo em Portugal; Romantismo no Brasil; As gerações românticas; A poesia do Século XIX; Antologia.
Estratégias: Aulas interativas com a participação dialógica dos alunos; pesquisa; trabalho em grupo.
Recursos: Livro didático; obras literárias, computador (com internet); dicionário de Língua Portuguesa; biblioteca.
Produto final: Livro de antologias.
Avaliação: Produção de livro de antologia poética; autoavaliação.
Professora responsável: Neuceli Maria da Silva.
Referências bibliográficas: AMORA, Antônio Soares. O romantismo. 5. Ed. São Paulo: Cultrix,1976. (Literatura brasileira,2).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF,1998.
Caderno do professor: língua portuguesa, ensino médio – 2ª série, volume 1/Secretaria da Educação – São Paulo: SEE,2009
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologia/Secretaria da Educação. São Paulo:SEE,2010


Produções dos alunos


 Amanda Pires, Beatriz, Rosiellen
(2ª série B- EM)









 Allan Guilherme, Igor Gustavo, Victor Prado
(2ª série B -EM)






Carla Luana Cestari
(2ª série B - EM)




Carlos Sergio Candido Junior
(2ª série B - EM)







Larissa da Silva, Nathalia Fernandes, Thalia Santos
(2ª série A - EM)









Amanda Aparecida Pitana, Jessica Cristina Rodrigues, Juliana Ronchesel
(2ª série A - EM)






Gabrieli Aparecida Tavares
Mateus Henrique Gallo
(2ª série A - EM)

******************************************************************************************************************************************************************************************





Fonte:
Projetohttp://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/semana-arte-moderna-um-dos-principais-eventos-historia-arte-no-brasil-1318934860.jpg

PROJETO
Antologia de textos do Modernismo

"O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria."(Mário Quintana)




Justificativa: O contato com diferentes textos de diferentes épocas proporciona ao aluno a ampliação de seus conhecimentos. Além disso, os jovens que estão às portas do vestibular necessitam do contato mais próximo com os autores consagrados da literatura (brasileira e portuguesa). O trabalho com a pesquisa de textos modernistas provoca no aluno o desejo de conhecer os autores por detrás dos textos e o contexto de produção de sua obra. Portanto, uma estratégia eficiente para a preparação do leitor do nosso século.

Objetivos: Despertar o gosto pela leitura de fruição; desenvolver a competência leitora através da leitura de diferentes gêneros literários; reconhecer características da obra modernista; identificar contexto de produção de obra literária; Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto social da época.

Público alvo: alunos da 3ª série do Ensino Médio – Turma  B.

Duração: 1 bimestre.

Conteúdos e temas: Modernidade e linguagem; Modernidade e Modernismo; Antologia; Semana de Arte Moderna; Primeira e segunda geração modernista.

Estratégias: Aulas interativas com a participação dialógica dos alunos; pesquisa; trabalho em grupo.

Recursos: Livro didático; obras literárias, computador (com internet); dicionário de Língua Portuguesa; biblioteca.

Produto final: Livro de antologias.

Avaliação: Produção de livro de antologia de textos do Modernismo; autoavaliação.

Professora responsável: Neuceli Maria da Silva.

Referências bibliográficas:BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF,1998.
Caderno do professor: língua portuguesa, ensino médio – 2ª série, volume 1/Secretaria da Educação – São Paulo: SEE,2009
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologia/Secretaria da Educação. São Paulo:SEE,2010
HTTP:// youtube.com/watch?v=KKOHPNOzr2E (Modernismo)

Produções  dos alunos



João Vitor Místico
Lucas Baltazar Cayres
Victor Draghi
(3ª série - EM)






Danielle Cruz
Gustavo Guerra
Matheus Henrique Martins
(3ª série B - EM)






Guilherme Gomes
Marcio Alves
Pedro Renan
(3ª série B - EM)





Andressa Leardini
Ione Ribeiro
Mariana Silva
(3ª série B - EM) 




Douglas Braguim
Jeovana Braguin
Julia Gomes Bonizol
3ª série B - EM

Um comentário:

  1. Professora competente, como que os alunos não iam produzir, heim! Os trabalhos estão de Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir